terça-feira, 27 de julho de 2010

Projeto O balé das poesias

Tema – O balé das Poesias

Publico alvo: alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Professoras envolvidas: , Marlene Ruiz e Sandra

APRESENTAÇÃO

A poesia está presente em nosso cotidiano na forma de comerciais, vídeo, mensagens de e-mails, músicas, livros e revistas. Na escola, ela merece um destaque, pois é possível analisá-la de forma ampla, aumentando o conhecimento sobre sua estruturação.

O Projeto “O Balé das Poesias” tem como foco principal a interação dos alunos com a poesia, a rima, inclusive analisando tais poesias, como também criando seus próprios textos poéticos.

Na programação curricular, dentro da Língua Portuguesa, apresentam o estudo da poesia. Sendo assim, a opção de escolher este gênero textual deve-se ao fato de agregar a produção prazerosa de poesia ao estudo teórico deste gênero textual.

Objetivo geral

Formar leitores questionadores, capazes de acionar processos que motivem o interesse pela leitura e a produção de poesias, proporcionando-Ihes instrumentos necessários para que estejam aptos a continuar seu processo de autoconstrução, ou seja, preparar o aluno para trazer a poesia para sua realidade de mundo.

Objetivos específicos

Estimular a leitura.

• Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc., em livros disponíveis na Biblioteca da Escola e em sites da web;

• Planejar uma produção textual com temática livre com os alunos dentro do gênero em questão;

• Explanar o que é gênero textual através da própria produção de textos;

• Analisar a produção da turma, escolhendo textos para publicação;

• Preparar um livro impresso e colocar no acervo da Biblioteca da escola;

• Expor aos alunos os tipos de poesia “clássica” e “popular”.
• Conscientizar o aluno acerca dos novos conhecimentos construídos através da leitura de poesia, incentivando-o, também, a socializar o que leu com os colegas.
• Desenvolver a criatividade de interpretação.
• Conhecer e valorizar os poetas nacionais.

Passos do trabalho

1- Demonstração de textos poéticos de autores de renome como: Cecília Meireles, Mário Quintana, Fernando Pessoa, e outras poesias disponíveis na Internet;

2- Reflexão e análise, em sala de aula, sobre as características possíveis no gênero poesia;

3- Momento de debate, em sala de aula, enfocando os pontos principais para a produção textual: emoção, e reflexão;

4- Redação de texto poético com temática livre;

5- Socialização das produções entre os colegas, permitindo a escolha dos melhores textos para serem colocados no mural da sala e da Escola;

6- Momento de descontração com declamação das poesias produzidas pelos alunos em sala de aula;

7- Divulgação dos textos selecionados em livro a compor o acervo da Biblioteca;

8- Construção de blog da turma para divulgação de todos os textos produzidos;

9- Confecção do livro de poesia dos alunos.

10- Apresentação de um Sarau, convidando os pais e toda a comunidade escolar;

11- Declamar a poesia “A bailarina” de Cecília Meireles, juntamente com uma apresentação de balé feita pelas alunas da sala. Envolvendo assim a dança com a poesia.

Considerações gerais

Acreditando na idéia de produzir poesia, analisar o gênero, e com isso obter sucesso junto à turma de alunos, pelo prazer que a poesia proporciona, apostamos nesta proposta didático-pedagógica de Projeto.

Além de ocorrer produção textual, acrescenta-se a análise do gênero textual poesia, em torno de um tema livre e significativo ao aluno, portanto contando com a participação particular na escolha do tema para seu texto e concluindo com a divulgação dos melhores textos bem como de declamação diante da turma.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo de aplicação do projeto, ou seja, será constante, contínua e diagnóstica. Verificar o interesse do aluno perante o universo da leitura de poesias, tornando-o um sujeito-leitor crítico, capaz de melhorar o seu conhecimento futuro, através de debates em sala de aula e textos construídos.

2 comentários:

  1. Esse projeto que estamos desenvolvendo, eu e a professora Sandra e os alunos do 4º ano "A" e 4º ano "B", tem nos proporcionados muitas alegrias e emoções, pois estamos vendo o progresso e a motivação dos alunos, em participar, dar sua opinião e também o envolvimento de toda a família dos alunos, participando da apresentação e incentivando seus filhos através das pesquisas, leituras e todo o movimento que envolve esse projeto. Obrigada também a direção, funcionários, alunos, professores e a todos aqueles que vem colaborando e ajudando na realização desse projeto.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu sou aluna da professora Marlene Ruiz e achei esse projeto muito bom porque encentivol as crianças a ler e conhecer mais sobre os poetas e a poesia do Deiglis que ele mesmo fez eu gostei muito muito, mesmo e eu vi muitas poesia da Cecília Meireles bom é só isso Bjss.. para a professora Marlene Ruiz e para professora Sandra

    ResponderExcluir